O adepto de futebol que, semana sim semana não, senta o cagueiro na bancada para ver apenas os jogos das equipas dos graúdos, quase não se apercebe de outras situações que giram à volta desta modalidade.
Mas quem anda mais metido nestas coisas do futebol sabe que os graúdos de hoje foram os miúdos de ontem. E quem se mete em tais andanças também sabe que alguns dos miúdos de hoje serão os craques de amanhã. E sabe ainda que isso deve-se em grande parte ao talento de cada miúdo e à paciência e aos ensinamentos dos treinadores, mas também, inúmeras vezes, graças à boa visão dos olheiros.
Ora, todo este paleio tem a ver, por um lado, com o facto de agora me dedicar em part-time à actividade de... olheiro [que, para poupar em recursos humanos, acumulo com as de gestor de carreiras e de empresário de passes, ou seja, sou um genuíno "three-in-one"...] e, por outro, com uma tarefa especial que tinha agendado para esta manhã.
Por isso, e embora o tempo não estivesse pêra doce, o frio rachava e a chuva gelava, meti os sapatos ao caminho, visto que tinha de cumprir a tal missão. E, cerca das nove e pico da madrugada, lá estava a entrar no antigo Campo da Constituição {depois das grandes obras de remodelação que lá foram terminadas há pouco tempo, tem agora o nome de Vitalis Park [e, entre parêntesis duplo, posso referir que, além do terreno de jogo ser relvado, todo o restante espaço visível ao comum dos espectadores está muito funcional, agradável e... azul e branco, claro!]}.
E fui lá fazer o quê?... Ora, pois...isso é segredo! E como segredo que é não vou aqui desvendá-lo, caso contrário toda a gente ficaria a saber tanto como eu, certo? [e acresce ainda que o segredo é a alma do negócio de qualquer "3 em 1" que se preze]. Mas, a título de dica para os diários desportivos, posso adiantar que ali houve um jogo de futebol de sub 14 e que, no intervalo [do jogo e da missão], alguém me pagou um cimbalino... [e isto prova, mais uma vez, que neste mundo há sempre uma pessoa amiga].
E pronto, creio que era isto que queria registar aqui neste dia friorento. Brrrrrr!...
Ah, quase me ia esquecendo: força, Manekas!*
*[e não te esqueças de me devolver o contrato, devidamente assinado, ok?]
Nota: Para que não hajam dúvidas, confesso que, enquanto adepto de futebol, me considero bem descrito no primeiro parágrafo, ainda com a situação agravante de, semana não semana sim, me alapar no sofá a ver os encontros pela têvê quando os dragões vão jogar fora.