Mostrar mensagens com a etiqueta Ténis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ténis. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Raquetas de ténis



Umas raquetas de ténis já estão fora de uso normal e agora apenas servem de memórias e para a decoração da parede do escritório.





As outras, que são utilizadas em jogos, descansam... à espera de entrar em acção.




Para o que me deu hoje, hã?...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ténis e espectáculo


Transmissão da Eurosport em directo do Open da Austrália. Hoje de manhã, desde as 08:30. Tratou-se da semi final masculina entre Rafael Nadal e Fernando Verdasco, tenistas espanhóis e ambos esquerdinos.

Foi um extraordinário encontro de ténis que se prolongou por 5h14m, o mais longo da história daquele Grand Slam. Ao ténis mais ofensivo de F. Verdasco respondeu R. Nadal com o seu jogo com muito spin e com uma capacidade atlética já muito conhecida. Mas houve jogadas de ambos que ficarão na memória de quem gosta de ténis. E o vencedor acabou por ser o actual nº 1 do ranking, com os parciais de 6-7(4), 6-4, 7-6(2), 6-7(1) e 6-4.

Aqui ficam alguns dados estatísticos do encontro:
- R. Nadal vs F. Verdasco:
- 1º serviço: 74% - 69%
- ases: 12 - 20
- faltas duplas: 3 - 4
- pontos ganhantes (incl. serviço): 52 - 95
- erros não forçados: 25 - 76
- pontos de break: 4-20 - 2-4
- pontos ganhos: 193 - 192
- veloc. máx. serviço (km/h): 200 - 220

Em resumo, tratou-se de um espectáculo com ténis ao melhor nível.



Nota: Foto obtida na página do Open da Austrália.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Serra amarela


Em Junho seria mais habitual não encontrar a serra com aqueles tons de amarelo. Mas foi isso que encontrámos no Verão passado no Parque Natural da Serra da Estrela.

Durante um percurso no PNSE, feito em viaturas de todo-o-terreno, fomos surpreendidos com muitas zonas ainda cobertas com a cor amarela das maias. Aqui ficam dois dos registos obtidos na altura.





Nota:
Na primeira quinzena de Junho passado, eu e alguns amigos do ténis, aqui do Porto, com as famílias [no total éramos quase 20 pessoas], fomos de malas aviadas até Mesquitela, no concelho de Celorico da Beira. E com base no turismo de habitação proporcionado pelo Solar dos Cerveiras [www.solardoscerveiras.com], lá andamos durante cinco dias e quatro noites por terras daquela região.
Aquele percurso fez parte do nosso passeio em grupo e foi organizado por uma empresa de animação turística com sede na Guarda: a Universo TT [www.universott.pt].

domingo, 13 de julho de 2008

Tretas de ténis [12]


Consegui! E, para mim, foi a primeira vez!

Finalmente, consegui ganhar um torneio incluído no calendário da Federação Portuguesa de Ténis. Tratou-se da edição deste ano do Torneio 'Os Marnotos', organizado pelo Clube de Ténis de Aveiro e integrado no Circuito Solverde, que decorreu de 11 a 13 de Julho.

A vitória foi alcançada na modalidade de singulares, no escalão +55 anos, tendo jogado hoje a final com um tenista do C.T. Vila Real de Santo António.

E, para registo, aqui fica a foto do troféu de vencedor.


domingo, 27 de abril de 2008

Tretas de ténis [11]


Não vou aqui falar do Estoril Open. E porquê? Porque já toda a gente sabe que a Maria Kirilenko e o Roger Federer foram os vencedores deste ano. Certo?

Hoje apetece-me contar uma parábola. E que começa como todas as histórias começam. Então, aqui vai.

Era uma vez um restaurante, mais ou menos conhecido pelas suas ementas simples. Aos sábados e domingos, a refeição do dia era a "omeleta de camarão à moda da casa". Tratava-se de um prato muito apreciado pelos clientes habituais.

A meio da manhã daquela sexta-feira, o cozinheiro estava a verificar a qualidade e a frescura dos ingredientes, ovos e camarões, antes de os armazenar na arca frigorífica para utilização no dia seguinte. Às tantas, de repente, chegou à cozinha o dono do restaurante, esbaforido, a berrar:
- Ó chefe, não temos fogões pr'amanhã!
- O quê?...
- É o que lhe estou a dizer! Também eu fiquei assarapantado!
- Mas o que foi que aconteceu?
- Chegou um tipo do tribunal p'ra executar uma penhora feita pelos gajos do leasing.
- Uma penhora?... Porquê?
- Ora, porquê!... Porque há mais de meio ano que não pago as prestações.
- Ó patrão, se é assim, então o melhor que tem a fazer é 'cancelar' o restaurante, não é?
- Nem pense nisso! O que vou fazer já é dizer aos clientes p'ra voltarem daqui a uma semana, porque nessa altura já devo ter solucionado o problema dos fogões.
- Ó patrão, mas...
- Ó chefe, agora não há mas nem meio mas... Vou fazer como lhe disse e...pronto!

E a parábola termina aqui.

À primeira vista, este texto parece que nada tem a ver com ténis. Por isso, a quem assim o entender, sugiro para adapatá-lo a um torneio de ténis em que as funções do juíz-árbitro correspondem ao trabalho do cozinheiro.

E, a quem aqui comentar a história mais imaginativa, terei o gosto de atribuir o prémio mais importante deste blogue: a 'treta' dourada!...

domingo, 23 de março de 2008

Tretas de ténis [9]


Há mais de meio ano que não escrevo qualquer treta acerca de ténis. Trata-se de uma rubrica que teve o seu começo em Março do ano passado, com o intuito de publicar um 'post' por semana. Mas, entretanto, resolvi alterar essa 'obrigação'. E isso significa escrever coisas acerca do ténis sem periodicidade, apenas de vez em quando... e quando entender que há algo de interesse.

E, como disse no primeiro 'post' desta rubrica, gosto de ver ténis, e, acima de tudo, gosto de jogar. Mas também gosto de falar de ténis e de me envolver em actividades relacionadas com este desporto.

Desde o início do mês passado, decidi voltar a desempenhar as funções de juíz-árbitro em torneios de ténis [em 2007, por opção própria, estive inactivo dessas tarefas].

E foi durante um torneio em Barcelos, por informação de um jogador do escalão de seniores, que tive conhecimento de mais uma página web, portuguesa, dedicada ao ténis. Com notícias actualizadas diariamente. E que considero uma página muito interessante para os adeptos do ténis. Aqui fica o endereço: http://www.bolamarela.com.

Por agora, este 'post' fica por aqui.

Até à próxima.


domingo, 24 de junho de 2007

Tretas de ténis [8]


Mais um ‘post’ dedicado ao ténis. Hoje vou continuar a transcrever a regra nº 1, acerca do campo de ténis. Também vou referir-me aos encontros que vi na televisão do torneio WTA Eastbourne e, finalmente, aos meus resultados da semana.

Regras do ténis

Aqui serão transcritas as regras de ténis obtidas através do site da Federação Portuguesa da Ténis, numa versão revista em Nov.2006 por Paulo Cardoso, Juíz-Árbitro da FPT nível 3. Hoje vou transcrever a parte restante da regra nº 1, que foi iniciada na semana passada.

1. O campo (cont.)
As linhas que delimitam o campo nos fundos e nas laterais são chamadas respectivamente linhas de base e linhas laterais.
As linhas de serviço deverão estar em cada lado da rede e paralelas a esta, a uma distância de 6,40 m. Os espaços em cada lado da rede entre as linhas de serviço e as linhas laterais são divididas em duas partes iguais chamadas áreas de serviço pela linha central de serviço.
Cada linha de base deverá ser dividida a meio por uma marca central, com 10 cm de comprimento, desenhada no interior do court, paralela às linhas laterais.
● A linha central de serviço e a marca central de base deverão ter 5 cm.
● As outras linhas do campo deverão ter entre 2,5 cm e 5 cm de largura, excepto as linhas de base que poderão ir até 10 cm de largura.
Todas as medições deverão ser feitas da parte de fora da linha e todas as linhas deverão ter a mesma cor e contratando claramente com a cor do campo.
Não é permitido publicidade no campo, rede, fitas, faixas, postes ou sticks de singulares excepto o previsto no ANEXO III.

-> Torneio WTA Eastbourne – 18/06 a 23/06/2007

Trata-se de um torneio disputado em Inglaterra, em piso de relva, e que serve de preparação das tenistas para Wimbledon.

20/06 – 2ª ronda - Elena Dementieva (RUS) vs Katie O’Brien (ING) 6-3 6-4
20/06 – 1/4 - Justine Henin (BEL) vs Nicole Vaidisova (R. CH) 6-2 6-2
20/06 – 2ª ronda - Amélie Mauresmo (FRA) vs Mara Santangelo (ITA) 6-3 6-2
23/06 – Final - Justine Henin (BEL) vs Amélie Mauresmo (FRA) 7-5 6-7 7-6

-> Os resultados da semana

- Semana 25 – 18 a 24/06/2007
18/06 2ª Adv. ES vs Tretas 2-6 6-3 3-0 inc. Duração: 1h30
19/06 3ª Tretas vs Adv. RG 5-4 inc. Duração: 1h00
22/06 6ª Tretas vs Adv. ES 4-6 6-4 2-1 inc. Duração: 1h40

domingo, 17 de junho de 2007

Tretas de ténis [7]

Mais uma semana a findar e mais um ‘post’ relacionado com ténis. Hoje vou começar a falar das regras de ténis, a serem publicadas ao longo de várias semanas, e que poderão ter algum interesse para alguém que não esteja muito familiarizado com estas questões. Também vou referir-me aos encontros que vi na televisão dos torneios ATP Queen’s e WTA Barcelona e, no fim do ‘post’, aos meus resultados da semana.

Regras do ténis

Aqui serão transcritas as regras de ténis obtidas através do site da Federação Portuguesa da Ténis, numa versão revista em Nov.2006 por Paulo Cardoso, Juíz-Árbitro da FPT nível 3.
Hoje vou transcrever apenas uma parte da regra nº 1, dado que é um pouco extensa, ficando a restante para a próxima semana.

1. O campo

O campo (court) deve ser um rectângulo de 23,77 m de comprimento por 8,23 m de largura para encontros de singulares. Para encontros de pares o court deverá ter uma largura de 10,97 m.
O campo deverá ser dividido transversalmente a meio por uma rede suspensa através de uma corda ou cabo metálico, a qual deve passar ou ser afixada a dois postes com uma altura de 1,07 m. A rede deverá estar esticada de maneira que não haja espaço entre os postes e a rede e deverá ter uma malha suficientemente pequena para evitar que a bola passe através da rede. A altura da rede deverá ser de 0,914 m ao centro onde é presa ao solo por uma fita. Deverá haver uma fita no topo da rede para cobrir a corda ou o cabo metálico. A fita deverá ser completamente branca.
● O diâmetro máximo da corda ou cabo metálico deverá ser de 0,8 cm.
● A largura máxima da fita central deverá ter 5 cm.
● A faixa ou fita de cobre a rede deve ter entre 5 cm e 6,35 cm de altura em cada lado.
Para encontros de pares, o centro dos postes de pares deverão estar em cada lado do campo a 0,914 m de fora da linha lateral de pares.
Para singulares, se uma rede de singulares for usada, os centros dos postes deverão estar colocados a 0,914 m para fora do campo de singulares em cada lado. Se uma rede de pares for utilizada para singulares, então a rede deverá ser sustentada por dois sticks de singulares com uma altura de 1,07 m, os centros desses sticks deverão ser colocados a 0,914 m para fora da linha lateral de singulares em cadalado.
● Os postes não deverão ter mais que 15 cm de largura ou 15 cm de diâmetro.
● Os sticks de singulares não deverão ter mais de 7,5 cm em largura ou 7,5 cm de diâmetro.
● Os postes ou sticks de singulares não deverão ultrapassar o topo da rede em mais de 2,5 cm.
(continua)

-> Torneio ATP Queen’s – 11/06 a 17/06/2007

Trata-se de um torneio disputado em Inglaterra, em piso de relva, sendo considerado como uma das competições que servem de preparação para Wimbledon.

12/06 – 2ª ronda -> Gael Monfils (FRA) vs Igor Andreev (RUS) 6-3 6-4
16/06 – 1/2 final -> Andy Roddick (EUA) vs Dimitry Tursunov (RUS) 6-4 7-5
17/06 – final -> Andy Roddick (EUA) vs Nicolas Mahut (FRA) 4-6 7-6 7-6
● O francês teve um match-point ao seu dispor no tie-break do 2º set, mas Roddick conseguiu evitar a derrota.
● No set decisivo, o americano venceu o tie-break por 7-2 e, assim, alcançou o seu 4º título neste torneio.
● Bom encontro de ténis e vitória ‘suada’ de Roddick.



-> Torneio WTA Barcelona – 11/06 a 16/06/2007

Torneio em terra batida, com prémios no total de USD 145.000.

16/06 – final -> Meghann Shaughnessy (EUA) vs L. Gallovits (ROM) 6-3 6-2
● Encontro interessante, com vitória algo fácil para a americana.


-> Os resultados da semana

- Semana 24 – 11 a 17/06/2007

11/06 2ª Tretas vs Adv. ES 6-2 6-2 Duração: 1h20
12/06 3ª Tretas vs Adv. RG 6-3 Duração: 0h55
13/06 4ª Tretas vs Adv. ES 6-2 1-2 inc. Duração: 1h00
14/06 5ª Adv. RG vs Tretas 6-4 3-2 inc. Duração: 1h00
15/06 6ª Tretas vs Adv. ES 6-4 6-4 Duração: 1h35

Nota: Fotografias obtidas no site da Eurosport.

domingo, 10 de junho de 2007

Tretas de ténis [6]


As ‘tretas’ a respeito de ténis andaram arredadas do blogue nestas últimas semanas. E não foi por falta de assunto. Apenas tem havido um bocado de preguiça da minha parte para dar um aspecto apresentável aos ‘alinhavos’ que tenho feito ao longo das semanas. Mas hoje vou tentar pôr estas coisas em dia.

-> Kim Clijsters

Disse adeus ao ténis profissional. Para se dedicar inteiramente à sua vida pessoal, pois vai casar em Julho. Da sua página na internet [http:///www.kimclijsters.be], permito-me transcrever o que ela escreveu no seu diário em Maio deste ano:
“It has been more than fine. I'll put my rackets in their cupboard. After a fantastic and moving goodbye in Antwerp my motivation wasn't the same anymore. Therefore a slightly longer and extended diary to you, my fans.”

É uma perda significativa para o WTA Tour. Porque é uma tenista de grande qualidade, uma lutadora dentro dos ‘courts’, uma campeã. E também porque é uma pessoa simpática.

Os fãs da Kim Clijsters terão saudades do seu ténis e das suas célebres ‘espargatas’. E eu sou um deles.

-> Marat Safin

No passado dia 30/05, durante um entrevista à Eurosport, após a derrota na 2ª ronda de Roland Garros, Marat Safin disse que vai reflectir sobre o futuro da sua carreira e, talvez, colocar a hipótese de abandonar o ténis profissional.

E isto porquê? Porque desceu muito no ‘ranking’, sendo actualmente 25º, e para subir teria de jogar alguns torneios de plano secundário. E para isso não tem motivação.

Se Marat Safin abandonar o ténis, terei bastante pena, porque sou adepto da qualidade e da exuberância do seu ténis. Apesar do seu mau feitio… (até consigo mesmo!).

-> Torneio de Roland Garros – 27/05 a 10/06/2007

Nos primeiros dias houve muitos encontros adiados por causa da chuva. Mas, depois, tudo acabou por se recompor. Durante estas duas últimas semanas, consegui ver diversos encontros através da Europort. Aqui fica o registo deles.

02/06 – 3ª ronda – Homens

-> Novak Djokovic (SRB) vs Oliver Patience (FRA) 7-6 2-6 3-6 7-6 6-3

● Bom encontro em que o tenista francês incomodou muito o jogador sérvio.

02/06 – 3ª ronda – Homens

-> Lleyton Hewitt (AUS) vs Jarkko Nieminen (FIN) 1-6 6-3 7-5 6-2

● Encontro interessante (apesar da transmissão da Eurosport ter sido feita apenas a partir da parte final do 3º set).

03/06 – 1/8 – Mulheres

-> Maria Sharapova (RUS) vs Patty Schnyder (SUI) 3-6 6-4 9-7

● No set decisivo, houve um pequeno incidente: a 7-7 em jogos, e quando Sharapova se preparava para servir com 30-0, a tenista suíça teria levantado a mão para a russa suspender o serviço, por causa do barulho do público; o árbitro de cadeira não viu aquele gesto, a russa serviu e a suíça não se fez à bola, tendo sido considerado ponto para Sharapova; Schnyder ainda protestou junto do árbitro de cadeira, mas sem resultado, pois a decisão do ponto já estava tomada. Em resumo: se Maria Sharapova viu o gesto da adversária (e, pelo modo como fez o serviço, parece que viu), houve falta de ‘fair-play’da sua parte.

03/06 – 4ª ronda – Homens

-> Nicolay Davydenko (RUS) vs David Nalbandian (ARG) 6-3 7-6 3-6 7-6

04/06 – 4ª ronda – Homens

-> Rafael Nadal (ESP) vs Lleyton Hewitt (AUS) 6-3 6-1 7-6

● Apesar da conhecida garra do australiano nos courts, o tenista espanhol não deu hipóteses ao seu adversário.

05/06 – 1/4 – Mulheres

-> Justine Henin (BEL) vs Serena Williams (EUA) 6-4 6-3

● A nº 1 do mundo jogou muito bem e ganhou o encontro que era considerado como uma final antecipada.

05/06 – 1/4 – Homens

-> Roger Federer (SUI) vs Tommy Robredo (ESP) 7-5 1-6 6-1 6-2

● Após a vitória do 1º set, que se verificou equilibrado, o tenista suíço parece que ‘adormeceu’, o que foi aproveitado pelo espanhol para ganhar a 2ª partida.
● Depois, Federer reagiu e venceu os dois sets seguintes de forma convincente.

05/06 – 1/4 – Homens

-> Nicolay Davydenko (RUS) vs Guillermo Cañas (ARG) 7-5 6-4 6-4

● Bom encontro de ténis e vitória justa do russo.

08/06 – 1/2 – Homens

-> Roger Federer (SUI) vs Nicolay Davydenko (RUS) 7-5 7-6 7-6

● Encontro muito equilibrado e bem disputado, em que Roger Federer mostrou ser mais forte que o russo nos momentos decisivos para os fechos das partidas.

08/06 – 1/2 – Homens

-> Rafael Nadal (ESP) vs Novak Djokovic (SER) 7-5 6-4 6-2

● O tenista espanhol não deu possibilidades ao jogador sérvio e ganhou bem.

09/06 – Final – Mulheres

-> Justine Henin (BEL) vs Ana Ivanovic (SER) 6-1 6-2

● A jovem tenista sérvia esteve nervosa e, por isso, não jogou ao seu melhor nível.
● A belga jogou de forma extraordinária e, claro,… venceu!
● Justine Henin ganhou o seu quarto título em Roland Garros, sendo os últimos três consecutivos (2003, 2005, 2006 e 2007).



10/06 – Final – Homens

-> Rafael Nadal (ESP) vs Roger Federer (SUI) 6-3 4-6 6-3 6-4

● O jogador suíço, nº 1 do mundo, fez muitos erros não forçados durante o encontro.
● O tenista espanhol é, de facto, o ‘rei da terra batida’ e hoje voltou a demonstrá-lo.
● Rafael Nadal conquistou, assim, o seu terceiro título consecutivo em Roland Garros.


-> Os resultados da semana

- Semana 20 – 14 a 20/05/2007
14/05 2ª Tretas vs Adv. ES 7-6 3-1 inc. Duração: 1h30
Camp. Regional de Veteranos – Foz – Porto – 2ª ronda [1/4]
16/05 4ª Adv. JR vs Tretas 6-1 6-1 Duração: 1h05
● Apesar de eu não ter jogado bem e ter falhado pontos que não deveria ter perdido, o meu adversário foi muito superior. JR, parabéns!
18/05 6ª Tretas vs Adv. ES 7-6 4-4 inc. Duração: 1h30

- Semana 21 – 22 a 27/05/2007
21/05 2ª Adv. ES vs Tretas 6-4 6-2 2-2 inc. Duração: 1h35
Taça M. Coutinho – CTP – Porto – 1ª ronda [1/8]
22/05 3ª Tretas vs Adv. AL 0-6 6-4 10-6 Duração: 1h55
● Joguei mal no 1º set, muito nervoso, e o resultado viu-se… Na 2ª partida também entrei mal e estive a perder por 1-4; consegui reagir e acabei por ganhar cinco jogos seguidos. No ‘super tie-break’ estive melhor e menos nervoso que o adversário.
23/05 4ª Adv. ES vs Tretas 6-4 1-3 inc. Duração: 1h15
Taça M. Coutinho – CTP – Porto – 2ª ronda [1/4]
24/05 5ª Adv. FC vs Tretas 6-1 6-0 Duração: 0h55
● O meu aversário jogou muito melhor. FC, parabéns!

- Semana 22 – 28/05 a 03/06/2007
28/05 2ª Tretas vs Adv. ES 6-2 6-3 Duração: 1h20
29/05 3ª Tretas vs Adv. RG 6-4 3-1 inc. Duração: 1h00
01/06 6ª Tretas vs Adv. ES 6-4 7-6 Duração: 1h40

- Semana 23 – 04 a 10/06/2007
04/06 2ª Tretas vs Adv. ES 6-4 6-2 Duração: 1h35
05/06 3ª Adv. RG vs Tretas 6-3 4-1 inc. Duração: 1h00
09/06 sáb. Tretas vs Adv. ES 6-4 7-6 6-1 Duração: 2h10


P.S.: Ufa! que grande 'post'!...

Nota: As fotos foram obtidas no site da Eurosport.

domingo, 13 de maio de 2007

Tretas de ténis [5]


Mais um ‘post’ relacionado com ténis. Hoje os temas são: um resumo da final de 1993 do Open de França, a transmissão do torneio WTA Berlin e os meus resultados das últimas semanas.

Open de França - Roland Garros – 1993

Hoje tive a oportunidade de ver no canal ESPN um resumo da final de 1993 entre o espanhol Sergi Bruguera e o americano Jim Courier. A transmissão dos jogos foi intercalada com entrevistas actuais aos finalistas.

Foi agradável rever a qualidade do ténis e as características de jogo daqueles dois jogadores. O vencedor foi Sergi Bruguera com os parciais: 6-4 2-6 6-2 3-6 6-3

WTA Berlin (Alem.) – 07 a 13/05/2007

Trata-se de um torneio do WTA Tour (cat. 1). Os encontros que vi esta semana na Eurosport foram os seguintes:

-> 12/05 sáb. 1/4

Justine Henin (BÉL) vs Jelena Jankovic (SRB) 3-6 6-4 6-4

● O encontro teve início ontem [parte que não consegui ver], tendo sido interrompido devido a falta de luz natural. Na altura, registava-se um empate a 4-4 no 2º set, tendo a tenista sérvia ganho o 1º set por 6-3.
● Hoje, a belga conseguiu vencer o 2º set após ter feito um ‘break’ no 10º jogo.
● No 3º set, a sérvia entrou bem e conseguiu chegar a 4-0. Depois, a tenista belga reagiu, melhorou a percentagem de primeiros serviços e acabou por ganhar seis jogos seguidos e, assim, vencer o encontro e passar às meias-finais.
● Bom jogo de ténis.

-> 13/05 dom. Final

Ana Ivanovic (SRB) vs Svetlana Kuznetsova (RUS) 3-6 6-4 7-6

● Não consegui ver a primeira partida, por causa da coincidência da transmissão televisiva com a hora do almoço. No 2º set, a jovem sérvia jogou quase sempre bem com ataque do fundo court, dado que é o seu estilo de jogo, e ganhou por 6-4.
● Também não vi o 3º set, pois tive deslocar-me à Foz para jogar às 16:00 um encontro para o Campeonato Regional de Veteranos.
● Por isso, apenas soube do desfecho da final através da consulta ao site da Eurosport. E, a julgar pelo resultado, decidido em ‘tie-break’, o 3º set deve ter sido bem disputado. Deste modo, a jovem tenista sérvia venceu o seu 2º torneio do WTA Tour.


Nota: Foto obtida no site da Eurosport.

Os resultados das semanas

- Semana 16 – 16 a 22/04/2007

16/04 2ª Adv. ES vs Tretas 6-3 3-6 3-0 inc. Duração: 1h40
19/04 5ª Adv. RG vs Tretas 7-6 1-2 inc. Duração: 1H00
20/04 6ª Tretas vs Adv. ES 7-6 4-6 Duração: 1H35

- Semanas 17 e 18 – 23/04 a 06/05/2007

Durante estas semanas, de 22/04 a 04/05, estive em V. N. Santo André. Durante este período, joguei nos dias 25, 26, 27, 28, 30/04, 1, 2 e 3/05. Joguei com diversos amigos do clube de ténis de lá, o CTSA. Em regra, duas horas por cada manhã, entre as 09:30 e as 11:30, com dois sets de singulares e um de pares. Não registei os resultados, mas lembro-me que venci todos os sets de singulares e que perdi quase todos os de pares, com excepção de dois.

- Semana 19 – 07 a 13/05/2007

07/05 2ª Tretas vs Adv. ES 6-0 6-2 7-6 Duração: 1h50
08/05 3ª Tretas vs Adv. RG 6-4 Duração: 0h50
11/05 6ª Tretas vs Adv. ES 6-0 6-1 6-3 7-5 Duração: 2h35
13/05 dom. Camp. Regional de Veteranos – Foz – Porto – 1ª ronda [1/8]
Tretas vs Adv. JN 7-5 6-3 Duração: 1h20

domingo, 15 de abril de 2007

Tretas de ténis [4]


Como já disse em artigos anteriores, gosto de ténis. E este gosto manifesta-se de várias formas: em ver jogos, em jogar, mas também em falar de ténis. Então, aqui vai mais uma ‘treta’ de ténis.

Hoje dedico o ‘post’ à conclusão dos textos acerca do meu relacionamento com o ténis, ao WTA Charleston e ao resumo dos encontros que joguei durante a semana.

O meu envolvimento com o ténis (concl.)

Jogo ténis desde essa altura [ou seja, desde os meus quarenta anos, mais ano, menos ano]. Para além das aulas, que duraram um pouco mais de três anos, consegui estabelecer programas para jogar às terças e às quintas-feiras, ao fim do dia, depois de sair do emprego, e aos sábados e aos domingos, de manhã. Eram, na maioria das vezes, encontros de ‘pares’, e isto manteve-se durante mais de quinze anos.

A partir do momento em que passei a ter mais tempo disponível no meu dia-a-dia, por força de circunstâncias que não interessa aqui referir, tive a oportunidade de alterar os horários dos jogos. Comecei, então, a jogar quase todas as manhãs de segunda a sexta-feira [depende da disponibilidade de parceiros], e a ‘descansar’ ao fim de semana. E passei a jogar normalmente na modalidade de ‘singulares’, que prefiro e em que me sinto mais à vontade.

Permitiu-me também, desde há três anos, participar em torneios de ténis do calendário da Federação. Por outro lado, tive ainda a possibilidade de, em meados de 2004, frequentar um curso de juíz-árbitro, que, depois do estágio que se seguiu até ao fim daquele ano, tem-me possibilitado andar ‘entretido’ a colaborar na organização de alguns torneios de ténis, nas categorias de juvenis e de veteranos.

É este, em suma, o esquema de envolvimento com o ténis que tenho hoje em dia.

WTA Charleston (EUA) – 09 a 15/04/2007

Trata-se da 35ª edição deste torneio do WTA Tour (cat. 1), onde o total dos prémios distribuídos atinge o valor de USD 1 300 000.

Os encontros que vi esta semana na Eurosport foram os seguintes:

-> 13/04 1/4 Venus Williams (USA) vs Anabel Garrigues (ESP) 6-4 7-5

● Boa réplica da tenista espanhola ao jogo mais agressivo da jogadora americana.
● Vitória certa de Vénus Williams, no primeiro encontro entre estas duas tenistas.
● Bom jogo de ténis.

-> 14/04 1/2 Jelena Jankovic (SRB) vs Venus Williams (USA) 3-6 6-3 7-5

● A jogadora americana fez muitas duplas faltas e demasiados erros não forçados.
● Excelente encontro de ténis.

-> 14/04 1/2 Dinara Safina (RUS) vs Vera Zvonareva (RUS) 6-3 0-1 des

● A russa Vera Zvonareva desistiu pouco depois do início do 2º set, com uma dor no pulso esquerdo.

-> 15/04 Final Jelena Jankovic (SRB) vs Dinara Safina (RUS) 6-2 6-2

● Um encontro entre duas jogadoras de estilos idênticos, que atacam do fundo do ‘court’.
● A tenista sérvia foi mais eficaz no 1º serviço, obteve mais pontos ganhantes e cometeu menos erros não forçados.

Nota: Foto do site da Eurosport.

Os resultados da semana

- Semana 15 – 09 a 15/04/2007

09/04 2ª Tretas vs Adv. ES 6-1 6-4 Duração: 1h35
10/04 3ª Tretas vs Adv. CM 6-0 6-0 6-2 Duração: 1H10
12/04 5ª Adv. RG vs Tretas 6-1 6-3 Duração: 1H00
13/04 6ª Adv. ES vs Tretas 6-1 2-3 inc. Duração: 1H30

domingo, 8 de abril de 2007

Tretas de ténis [3]

Gosto de ténis. Gosto de ver, ao vivo ou na televisão. E, sobretudo, gosto de jogar. Mas também gosto de falar de ténis. E, por isso, aqui está mais um ‘post'.

Os assuntos de hoje reportam-se à forma como comecei a jogar ténis, ao WTA Amelia Island e aos resultados dos encontros que joguei desta semana.

O meu envolvimento com o ténis (cont.)


Foi apenas por volta dos quarenta anos que me entusiasmei por aprender a jogar ténis. Inscrevi-me, então, num clube perto de casa e procurei, desde logo, ter aulas de ténis, em regime pós-laboral. O meu interesse levou-me até à compra de dois livros acerca do ‘abc’ do ténis. Comecei as lições com um professor que me ensinou os aspectos básicos, durante quase três meses. Depois, passei a ter aulas com o professor Joaquim Marinho, figura bem conhecida e hoje em dia recordada pela gente do ténis, pelo menos na região do Grande Porto. Lembro os seus ensinamentos acerca dos aspectos técnicos de cada movimento e de cada pancada do jogo de ténis. E creio que, durante as aulas, uma ou duas vezes por semana, sózinho ou com outros alunos, aprendi o suficiente para passar a bola para o campo do outro lado da rede [… quando passa, claro!].

WTA Amelia Island (EUA) – 02 a 08/04/2007

Este torneio distribui prémios no total de USD 600.000 e faz parte do WTA Tour (cat. 2).

Na sexta-feira, dia 06/04, tinha planeado ver na Eurosport, em directo, um dos jogos dos quartos-de-final deste torneio. Mas não o consegui dado que a minha neta ‘monopolizou’ o televisor para os desenhos animados do canal Disney. E como cá em casa há apenas um aparelho de televisão [e ainda bem…, apesar dos incovenientes deste tipo], não tive outro remédio senão vê-lo na manhã seguinte, em diferido. Foi um jogo interessante de seguir, com o seguinte resultado:

06/04 6ª 1/4 Tatiana Golovin (FRA) vs Venus Williams (USA) 6-2 6-3

Também no sábado, ao fim da tarde e em directo, assisti a uma das meias-finais, entre duas ‘miúdas’ de 19 anos, que realizaram um bom encontro de ténis:

07/04 sáb 1/2 Tatiana Golovin (FRA) vs Ana Ivanovic (SRB) 6-4 3-6 6-4

Por fim, no domingo, a partir das 18:00, vi o encontro da final, disputado entre a ‘miúda’ francesa [nascida em Moscovo, mas que foi para França com poucos meses] e uma jogadora russa, moscovita de nascimento e de residência. Foi um jogo de ténis agradável de ver, tendo sido ganho pela gaulesa, que, assim, conseguiu o seu primeiro título do WTA Tour.

08/04 dom Final Tatiana Golovin (FRA) vs Nadia Petrova (RUS) 6-2 6-1


Nota: Foto obtida no site da Eurosport.


Os resultados da semana

- Semana 14 – 02 a 08/04/2007

02/04 2ª Tretas vs Adv. ES 6-4 3-4 Duração: 1h25 2º set inc.
04/04 4ª Tretas vs Adv. ES 6-4 5-7 Duração: 1H50 Encontro inc.
05/04 5ª Tretas vs Adv. RG 7-5 Duração: 1H05

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Tretas de ténis [2]

Gosto de ténis. Gosto de ver, ao vivo ou na televisão. E, sobretudo, gosto de jogar. Mas também gosto de falar de ténis.

Hoje vou referir-me ao início do meu interesse pelo ténis, ao WTA Miami e aos meus jogos desta semana.

O meu envolvimento com o ténis (cont.)

Apesar da minha atracção por aquela bola [referida no ‘post’ anterior’], que poderia ter funcionado como incentivo para a prática da modalidade, nunca joguei ténis enquanto criança ou adolescente. Aliás, não me recordo de ter tido alguma raquete de ténis. E não tenho ideia de, até aos trinta e poucos anos, me ter interessado muito por esta actividade desportiva.

E foi a partir de meados dos anos oitenta que comecei a gostar de ver jogos de ténis, principalmente na televisão. Eram os tempos de grandes tenistas, tais como Ivan Lendl, Jonh McEnroe, Stefan Edberg e Boris Becker, no sector masculino, e de Steffi Graf, Martina Navratilova, Chris Evert e Gabriela Sabatini, no sector feminino.

WTA Open Miami (EUA) – 19/03 a 01/04/2007

Trata-se do 5º melhor torneio do mundo, após os quatro Grand-Slam, com distribuição de prémios no total de USD 3.450.000,00.

Durante esta semana, vi na Eurosport os seguintes encontros:

26/03 1/8 Justine Henin (BEL) vs Vera Zvonareva (RUS) 6-3 6-2
27/03 1/8 Serena Williams (EUA) vs Maria Sharapova (RUS) 6-1 6-1
28/03 1/4 Shahar Peer (ISR) vs Tathiana Garbin (ITA) 6-0 6-3
31/03 Final Serena Williams (EUA) vs Justine Henin (BEL) 0-6 7-5 6-3

--> No 1º set, a americana esteve 'ausente' do jogo. No 2º set, Justine Henin poderia ter fechado o encontro, pois esteve a servir com 5-4 a seu favor e 40-15 para vencer o décimo jogo, acabando, no entanto, por Serena Williams salvar dois match-points e, depois, ganhar a partida. No set decisivo, Serena Williams aproveitou o maior número de erros directos da belga e acabou por vencer o encontro.

Nota: Tenho de referir que sou fã da Justine Henin, pois é uma jogadora de extraordinária qualidade em todos os domínios do jogo de ténis.

Os resultados da semana

- Semana 13 – 26/03 a 01/04/2007


26/03 2ª Tretas vs Adv.ES 6-2 6-2 Duração: 1h30
29/03 6ª Tretas vs Adv.ES 7-6 6-2 Duração: 1H40
Torneio “Praia das Rosas” – Miramar
01/04 dom. Adv.RS vs Tretas 6-1 6-4 Duração: 1H40 2ª ronda

segunda-feira, 26 de março de 2007

Tretas de ténis [1]

Gosto de ténis. Gosto de ver, ao vivo ou na televisão. E, sobretudo, gosto de jogar. Mas também gosto de falar de ténis.

Por isso, lembrei-me de, neste blogue, autonomizar uma rubrica dedicada ao ténis. Onde com regularidade, uma vez por semana, vou registando as notícias recentes ou algumas informações sobre torneios, publicitando regras de ténis ou dando conta dos meus resultados nos jogos de ténis.

Para começo, hoje vou referir-me à minha recordação mais antiga acerca de ténis e aos meus jogos desta semana.
















O meu envolvimento com o ténis

A recordação mais antiga que tenho, passível de ser relacionada com ténis, diz respeito a uma bola de feltro, de cor branco sujo, das que se utilizavam nos encontros de ténis há algumas dezenas de anos.

Nessa época, a que a minha memória se reporta, eu deveria ter à volta de cinco ou seis anos. Não me lembro como aquela bola veio parar à minha posse, se me foi dada pelos meus pais ou por algum dos nossos amigos. O facto, de que me recordo bem, era que gostava imenso daquela bola. E da qual, entretanto, pelas voltas e reviravoltas da vida, perdi o rasto há muito tempo.


Os resultados da semana

- Semana 12 – 19 a 25/03/2007

19/03 2ª Tretas vs Adv.ES 7-6 6-3 Duração: 1h40
21/03 4ª Tretas vs Adv.ES 6-0 4-6 Duração: 1H10 Faltou 3º set
22/03 5ª Adv.RG vs Tretas 6-2 6-1 Duração: 1H05
23/03 6ª Tretas vs Adv.ES 6-2 6-3 Duração: 1H35



Nota: Imagens obtidas na página da Wikipédia.