domingo, 20 de julho de 2008

Porto de Rei [Douro]


No fim de Maio passado, andei uns dias pela região do Douro vinhateiro, mais concretamente por sítios de Mesão Frio, Peso da Régua e Lamego.

Não fui à procura de vinhos [mas, ao almoço, não deixei de experimentar alguns vinhos da região]. Fui, antes, à descoberta daquela zona do Douro. E, como ponto de partida para as saídas diárias, aproveitei o turismo em espaço rural proporcionado pela Quinta da Boa Passagem, localizada no lugar de Porto de Rei, perto do apeadeiro da CP. Das três casas existentes naquele espaço, fiquei instalado na Casa da Linha, assim designada por estar situada mesmo junto da linha de comboio.

Uma das primeiras imagens que registei, após ter arrumado a bagagem na casa e ter ido até ao ancoradouro pertencente ao espaço, foi o curso do rio Douro ali mesmo ao lado. Até deu vontade de meter os pés na água... E, noutra altura e com outro enquadramento, consegui captar na objectiva um barco de cruzeiro que descia o rio. Foram, por isso, e no seu conjunto, duas das boas impressões que vieram comigo.

Outro registo do sítio que me ficou marcado, desta feita pela negativa, foi o estado de abandono da antiga estação da CP com o nome daquele lugar e que funcionou até há uns anos ao lado do actual apeadeiro. E, nos dias seguintes, acabei por verificar a mesma degradação nas estações de Barqueiros e Caldas de Moledo, em direcção a Peso da Régua. Já tinha conhecimento, através da comunicação social, do abandono que a CP decidiu há tempos em relação a várias estações da linha do Douro, mas uma coisa é ler-se nos jornais, outra coisa mais chocante é ver-se ao vivo e a cores 'negras'...

E, apesar das condições irrregulares de tempo que apanhei, com chuva em certas alturas, céu enublado noutras e umas abertas de sol aqui e ali, gostei do sítio.





5 comentários:

pin gente disse...

já viste no meu blog que tenho u link para st sítio?
é de uma grande amiga...

beijoca
luísa

nandokas disse...

Olá pin gente,
Sabes, fui à página web "Douronet" à procura de uma viagem que ando a planear há tempos [de barco do Porto até ao Peso da Régua e regresso ao Porto de comboio] e encontrei a informação acerca da Quinta da Boa Passagem. Gostei da descrição e das fotos do sítio e fiz logo a reserva.
E então a Quinta é de uma tua amiga?... Recordo que o apelido é Quintela, não é?
Beijinho

pin gente disse...

é isso mesmo...

Agulheta disse...

Olá.Andava por aqui um pouco,e vejo algo que já me deu saudades,e ainda vai a pouco tempo, a bela Quinta da Boa Passagem) lindo adorei o lugar,onde estive uma semana,em pleno sossego e descontração neste lugar,habitei na casa do meio (Taberna)para o ano se calhar lá estarei de novo. Sobre as Estações da CP,é pena que a mesma não faça nada para peservar a beleza que é o Douro e a paisagem recomenda. Gostei de ver.
Abraço e boa semana Lisa

Anónimo disse...

Local maravilhoso para se passarumas ferias com um sossego inesquecivel.
Belas paisagens sobre RIO DOURO