sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Sonho de menino: ser pastor


Chama-se Gonçalo. Tem 6 anos e sonha ser pastor. Vive com os pais e os avós em Cubalhão, freguesia de Melgaço.

E, apesar da idade, já conhece todos os segredos da serra e dos animais. Fora dos dias da escola ou nas férias, não quer outra coisa senão acompanhar o pai e a avó nas idas aos montes com os rebanhos.

É evidente que nem todos podemos ser calceteiros, motoristas ou farmacêuticos. É claro que alguém tem de cuidar das cabras e das ovelhas, levá-las aos pastos, dar-lhes feno para alimentação, estar atento ao nascimento das crias. E para isso é que há os pastores.

Sendo certo que, nos nossos dias, por vezes somos confrontados com engenheiros, advogados ou médicos a exercerem a contragosto [... e os seus cursos foram suportados em grande parte pelos impostos de todos nós], também parece não haver dúvidas que, para a sociedade, tem muito mais valor um pastor que gosta daquilo que faz.

Por isso, Gonçalo, que o teu sonho se transforme em realidade. Mas não abandones a escola, aproveita bem os estudos. Até para poderes ser um pastor com mais conhecimentos e melhor sucedido na vida.




Nota:
Este texto foi pensado após ter visto a reportagem "Menino pastor", emitida hoje no fim da 2ª parte do Jornal da Tarde da RTP1.


4 comentários:

pin gente disse...

adorei esta reportagem
"vai para padre que são os que têm a moças mais bonitas! ehehehe"


sabes quem está no meu blog?
o teu tiaguinho!
beijos
luísa

nandokas disse...

Olá Luísa,
Já fui ao blogue. E comentei, claro!
[um dia destes, o Tiago há-de falar contigo, tá?]
Obrigado, amiga.
Beijos

pin gente disse...

estou a tratar da(s) ilustração(ões)...

nandokas disse...

Olá Luísa,
Ilustrações?!... Ah ah isso promete!
Beijos