sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O meu ‘retrato’…


É habitual dizer-se [e se não é, paciência! foi este início de ‘post’ que me saíu na rifa – pela ‘carruagem’ já se está a ver o ‘comboio’ que isto vai dar…] que por trás de um blogue está sempre, ou quase sempre, um ‘nickname’. E também se diz que por trás de um ‘nick’ há sempre uma pessoa. Até aqui, creio, estamos todos em concordância, certo?

Ora, acontece que, em geral, os navegadores da blogosfera, quando se tornam mais assíduos nas suas visitas a um ou mais blogues, tendem a criar o ‘retrato’ dos responsáveis daqueles sítios. E isto ocorre, quase de modo inconsciente, através da leitura dos textos que lá vão sendo publicados ou ainda pela visão das fotos que lá vão encontrando, ou até pelo conteúdo de alguns comentários que outros vão deixando. E o retrato assim idealizado reporta-se quer à figura ‘moral’ do bloguista, quer à sua figura ‘física’.

E, apesar de não ter dados estatísticos do INE, quase me atrevo a afirmar que aquele retrato nunca corresponde à realidade. Foi por ter pensado nisto que aqui resolvi fazer o meu retrato ‘à la minute’. Não me vou fotografar sob o aspecto ‘moral’, por ser completamente desnecessário, já que toda a gente sabe que sou boa pessoa e que não digo mal de mim a ninguém. E, assim, a focagem das lentes vai inteiramente para a minha figura ‘fisica’.

E que figura!!!... Tomai nota e não vos espanteis com os números:
- altura: 197 cm
- peso: 186 kg
- cintura (cimo, meio e baixo]: 104x178x92 cm
- volume corporal: por determinar [mas não passo despercebido]

Diz quem me conhece, e eu até concordo, que sou elegante dentro do género ‘pró espaçoso’.

Apesar do volume, movimento-me mais ou menos bem, sem apoios de bengalas. Mas tenho alguns problemas de espaço nos momentos de entrar para o carro e ‘acondicionar-me’ lá dentro [e, por vezes, acontece que alguém fica em terra para eu poder seguir viagem] ou de me sentar no sofá comprido da sala de estar a ver televisão, pois não sobra lugar para mais ninguém, quer no sofá, quer na sala… Fora estas questões, faço uma vida normal como qualquer um.

Bem, como qualquer um não é bem assim, porque todas as manhãs perco quase hora e meia para tentar ajeitar o capachinho na cabeça, pois o raio do dito ora descai para a esquerda, ora tende para a direita [atenção, não estou a falar dos políticos…], ou então resvala para a frente dos olhos ou cai todo para a nuca [deve ser por falta de qualidade da cola ou por qualquer defeito do espelho do quarto de banho, ainda não cheguei a uma conclusão]. Por causa de toda esta trabalheira, uma manhã decidi sair de casa sem o dito acessório, mas ao cruzar-me com as pessoas na rua notei alguns sorrisos trocistas e até uma serigaita, por sinal bem jeitosa, disse ao passar por mim: “E tudo o vento levou…”. Depois dessa experiência nunca mais saí à rua nos mesmos preparos, prefiro ter aquele exercício matinal de cobrir o ‘aeroporto’.

E sinto-me bem assim. Apesar das discriminações que, a torto e a direito, vou sofrendo. Como, a título de exemplo, a falta de consideração que tive por parte do Blogger. Sim, é verdade. Certamente já reparasteis que não tenho a minha foto no meu blogue, certo? E sabeis porquê?... Eu digo-vos: perante a minha insistência para editar a foto cá do egas, os responsáveis daquele servidor disseram-me que a página da web não tinha espaço suficiente para o meu perfil. Na altura não percebi bem o que os tipos quiseram insinuar, mas depois achei que utilizaram para ali um trocadilho… [e, atenção, bloguistas visitantes, não acho de bom gosto esses vossos sorrisinhos gozões, ai não acho, não!].

Pronto, creio que, em pixeis gerais, o retrato está feito. E partir de agora já não há mais razões para não me ‘avistarem’ na rua e não gritarem, a pulmões cheios: “Olá, nandokas”.

E esta, hein!

17 comentários:

Unknown disse...

Mas que retrato tao bem feito, se passar por ti reconheço-te logo. Nao sei é se iras aperceber de mim: 158cm, 52kg :))

nandokas disse...

Olá Sílvia,
Achas mesmo que o retrato está bem feito?...Não te parece um bocado desfocado?
E a ti, acho que posso reconhecer-te com facilidade. Sabes como?
Beijinho

Unknown disse...

hummm, viste uma foto minha? Tenho tanta coisa pela net, tudo é possivel, hehehe!
Quanto ao retrato nao me parece desfocado, diz-me tu ;))

nandokas disse...

Olá Sílvia,
Não, não vi. Mas, se vieres à rua com um cartaz de 50x80 cm, onde se possa ler: BRITANICES, aì sei que és tu, ok? :)
Sabes, o meu retrato está um pouco desfocado, dado que faltou referir a minha miopia, não vejo um décimo de palmo à frente do nariz...e, por isso, uso binóculos de longo alcance para escrever no teclado do computador... :)
[ó Sílvia, isto são parvoeiras atrás de parvoeiras (mas com intuito de divertir), não leves a mal, pois sou assim desde pequeno e a idade não ajudou nada...]
Beijinho

pin gente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pin gente disse...

ó nandokas esteve hoje um borracho na minha loja que se fez passar por ti! a inha foi conivente bem como o teu neto tiago. a sara dormia, quase não se pronunciou.
tu queres saber que me levou uma carta giríssima que supostamente tu terias mandado entregar-me?
mas o rapaz era giro mesmo... e disse que era teu gémeo, como é possível?
não terás tirado a medida ao carro?
não terás pesado a família toda e depois erraste a fazer a conta?
agora estou verdadeiramente intrigada... que homem era aquele que me visitou e levou a tua família "avec"?
e mais! obrigou a tua inha a fazer-me uma deliciosa surpresa (vou agradecer de forma mais formal por mail)... divina... obrigada.
um beijo pintada, inha
um beijo feliz, tiago
um beijo sonelente, sara
um beijo suspeitoso, pois! nnakokas?!? era tu ou não?

eis a questão!

abraço amigo, amigo
que de virtual passou a real...
e já cá cantam 10!
luísa

pin gente disse...

a autora do comentário eliminado fui eu... uauau
detesto isto!
vou ter que tirar uma férias para tratar de mim...
beijo

nandokas disse...

Olá pin gente,
Então o gajo ia borracho? E teve a 'lata' de aparecer nesses preparos na tua loja? E a fazer-se passar por mim? E não chamaste a polícia?... Ai o diacho do tipo que não aguenta um copito a mais [ou então o maduro tinto estava fora do prazo de validade e caiu-lhe mal...].
E dizes-me que a cara-metade e o pimpolho foram coniventes com aquele tipo? Ai isto já me cheira a esturro... [de facto, cheira... mas vem ali da cozinha, o lombo de porco assado já era...]. Mas, como estava a dizer, aquilo já me cheira a tramóia da famelga [a única que se safa é a Sara que, pelos vistos, estava a sonhar com as notas da escola...] e, por isso, amanhã vou falar com o tabelião e vou alterar o meu testamento... ai isso é que vou!
E quanto ao gajo, que, além de borracho, também quis passar por meu gémeo, vou contactar o SIS, a Sécurité, a Scotland Yard, o FBI, a CIA e o ex-KGB [que ainda funciona] para descobrir de quem se trata. E eu não me chame como me chamo que não vou desistir dessa tarefa... ai isso é que não vou!
Mas há no teu 'comunicado' um pormenor que não está certo, pois, do que conheço há quase 25 anos, não creio que a Inha foi obrigada a fazer uma surpresa [nessas coisas, quando se diz à cara-metade "mata-se?", ela responde logo "esfola-se" - atenção, isto é em sentido figurado, pois cá em casa há muitos anos que nem um franguito ou um coelhito se mata].
E no final interrogas-me se era eu ou não. O que posso dizer-te neste momento é que vou esperar pelo fim das investigações daquelas polícias para, depois, eu próprio ter uma certeza: era eu ou não?
E cá da malta:
- um beijinho da Inha [ali na cozinha, a 'chorar' junto do lombo assado... às tantas ainda vai pintá-lo e depois apresenta a tela como alomoço]
- um beijinho do Tiaguito [no cantinho dele, a ver o Noddy]
- um beijinho da Sarita [ai que dorminhoca esta moçoila me saiu...]
- e um beijinho cá do...[espera aí, o que escreveste: nnakokas??? o que é isto, carago!]... cá do egas [muiiiito investigador!]

P.S.: E espero que ao menos sorrias com estas parvoeiras...

Gina G disse...

Olá nandokas.
Pois que fiquei com a sensação que este post é uma grande treta... daquelas tuas...
Ou então, será que é mais do género: "com a verdade me enganas"?
Não sei... estou confusa.
Seja lá o que for, não deixei de considerar este um post engraçado e original. E isso é que é o interessante.
Bom fim de semana.

pin gente disse...

a coisa tá preta!
a minha mão direita é uma atrevida e passa a perna à esquerda...
ou como letras, ou ponho a mais, ou troco a ordem, ou troco os v's pelos b's...
vou querer saber o resultado das investigações! se precisares de uma cunha no sis, diz... conheço lá gente.
diz à inha que amanhã vou ter que pedalar a dobrar... já engordei um kilo com as amêndoas... e olha que a páscoa ainda vem longe!
beijo de amêndoas doces
luísa

nandokas disse...

Olá Gigi,
Pois é, às tantas tens razão e isto não passa de grande treta...
Mas, também pode ser do género que sugeres...
Ó que raio, agora é que me deixaste confuso, não sei mesmo o que pensar deste 'post'...
Sabes, o melhor é seres tu a optar, ok? E um dia, quem sabe, possas verificar, talvez num encontro de bloguistas, se a tua escolha foi acertada.
Beijinho

P.S.: Do que não tenho dúvidas é que algumas vezes escrevo aqui cada parvoeira...

nandokas disse...

Olá Luísa,
Então conheces gente do SIS?... Vou ter que me pôr a pau com o que escrevo, caso contrário ainda vou ter chatices... Mas, prometo, a partir de hoje só direi bem de ti, ok?
E quanto ao kilito a mais [hummm,a balança está aferida? às tantas foi apenas um nanograma], não há nada melhor que o exercício físico para eliminá-lo [... e mesmo que não haja peso a mais, o exercício físico é essencial para o bem estar de cada um de nós - como sabes perfeitamente, não é?].
Beijinho

redonda disse...

Humm, capachinho não acredito! :)

nandokas disse...

Olá redonda,
Podes 'crer' que é verdade. E, por falar nisso, olha vou ali dentro e volto daqui a hora e meia, tá? É que estou a sentir o 'aeroporto' muito arejado...
Beijinho
[com arrepios no alto da 'pinha']

redonda disse...

:) Já sei que não há capachinho :)Fiquei muito decepcionada!
beijinho

Claudia Sousa Dias disse...

ahahahahahah...!

Desculpa, Nandokas, mas não dá paea ficar indiferente ou séria com este post!

Sou incapazs de sorrisinhos cínicos ou gozões ou trocistas ou seja lá o qua for.

Eu sou é de gargalhadas estereofónicas::.!

foi o que aconteceu aqui na rádio onde estou a ver os meus e-mails e a visitar os blogs!

Beijo grande! com capachinho e tudo!


CSD

nandokas disse...

Olá Cláudia,
Sabes, ouvi aqui as tuas gargalhadas... em estereofonia!
E como gosto de ouvir gargalhadas dessas!... Obrigado.
Beijinho