sábado, 30 de julho de 2011

Manhã diferente!


Hoje desfrutei as horas da manhã de uma forma diferente do habitual, isto tendo em conta alguns aspectos das minhas rotinas dos sábados.

Desde as dez horas até meia hora depois do meio-dia, andei inserido numa acção enquadrada no projecto “Despoluir o rio Leça”, no Castelo da Maia. Fiz parte de um grupo organizado pelo Núcleo do Porto da Quercus com estagiários [2] e voluntários [4] e um responsável pelo pelouro do Ambiente da CM da Maia.

Tendo como ponto de encontro a Quinta da Gruta, o grupo deslocou-se até um ponto do curso da ribeira do Arquinho, o principal afluente do rio Leça. Nesse sítio, localizado perto do mercado da vila, foi feita uma monitorização à qualidade da água, através de algumas medições e da recolha de água para análise posterior em laboratório. Depois desta tarefa, o grupo seguiu para mais dois pontos do percurso da ribeira, por forma a que houvesse contacto com outras configurações das suas margens.

Durante toda esta acção, o responsável do Ambiente indicou aos outros elementos do grupo a vegetação autóctone que cresce nas margens da ribeira e assinalou algumas das espécies infestantes. Referiu-se ainda a diversos aspectos dos atentados feitos à natureza ao longo de muitos anos, com incidência especial aos cursos de água. E, como disse na altura, dado que é recente a preocupação com as questões do meio ambiente, há muita gente que ainda não assimilou que “o que for bom para todos, também é bom para cada um de nós”.

E a acção terminou no ponto de encontro com fotos de grupo e com as despedidas de “até à próxima!”.

Para registo, eis os nomes dos jovens do grupo [eu era o único “cota”…]: o Artur, a Estefânia, o João, a Isabel, a Mariana e o Ricardo.

A todos, e em jeito de confirmação do que lhes disse antes das despedidas, aqui deixo expresso o meu agradecimento pelo prazer da companhia e pelo gozo de uma manhã diferente, interessante e agradável.


Sem comentários: