quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Avô de 2ª

É isso mesmo,... sou 'avô de 2ª'!

'Avô de 2ª' foi a expressão que me ocorreu aqui há uns anos quando a minha neta mais velha, na altura com três ou quatro anos, com a franqueza e a perspicácia de criança, e já não me lembro a respeito de quê, me disse:
- Ó Nando, tu não és meu avô verdadeiro!
- Pois não, sou avô de 2ª. - respondi eu.

E, de facto, a minha neta tinha razão pois que o avô paterno faleceu muito novo devido a doença, tendo deixado, orfãos de pai, dois filhos de 3 e 2 anos e um outro a caminho (que nasceu uma semana após a sua morte).

Entretanto, a vida deu as suas voltas e reviravoltas e apareci eu nesta família após mais de uma dezena de anos daquele acontecimento. E a vida continuou, com outras voltas e reviravoltas, os anos foram passando, os filhos da minha mulher foram-se 'arrumando' e, naturalmente, os netos foram nascendo.

Não sou, portanto, um avô verdadeiro (na acepção de biológico), mas considero-me como tal em tudo o resto: em amor, em dedicação, em paciência, em carinho, em preocupação, etc. E, creio bem, também sou considerado como tal por toda a família.

E, a partir daquela altura, fiquei etiquetado na família, de uma forma carinhosa, com esta expressão que considero gostosa: avô de 2ª.

3 comentários:

nana disse...

de segunda é expressão curiosa!mas na prática é de Segunda a Domingo!!
hehe!

nandokas disse...

nana:
És uma 'veterana', estás sempre atenta às entradas do 'novato'.
Grato pela visita.
Bjs

nana disse...

obrigada pela visita lá no estaminé!!
chuács em dose dupla!!