quarta-feira, 25 de abril de 2007

25 de Abril: anos depois!


Faz hoje 33 anos. De manhã, antes de sair de casa para ir trabalhar, ouvi na rádio umas notícias de uma revolta militar em Lisboa. E pelo caminho, no carro, voltei a ouvi-las. Notícias ainda pouco consistentes.

Durante a manhã, no escritório da empresa, os rumores de ‘qualquer coisa’ que tinha acontecido em Lisboa iam passando de boca em boca. E isto continuou assim ao almoço, no restaurante. E durante toda a tarde, no escritório.

Ao fim da tarde, fui para o Instituto Comercial, no Porto. Como de costume, porque tinha aulas todos os dias, das 18 às 22 horas. Creio que em Abril de 1974 andava no 1º ano do Curso de Contabilista. Mas naquele dia não houve aulas. Isto é, estivemos nas salas de aulas, os professores e os alunos, mas não foi dada qualquer matéria. Apenas houve troca de informações e discussão acerca do que se estava a passar na capital, até porque nessa altura as notícias já eram mais precisas.

Já em casa, a partir das onze da noite, a preocupação foi conhecer as últimas notícias através da televisão. Eu e a minha primeira mulher. Ficámos horas seguidas em frente do televisor, ansiosos e esperançados. E o nosso filho, com oito meses, dormia sossegado!

Faz hoje 33 anos! Naquela noite, chorei de alegria. E também de convicção. Convicto que o meu filho não iria para a guerra do Ultramar.

Sem comentários: