quarta-feira, 11 de abril de 2007

Os Trintões

Há alguns dias,em casa de familiares, pedi um livro emprestado. Fui atraído pelo título. E também pela capa. Refiro-me a "Os Trintões" de Edson Athaide [Ed. Palavra - 2005].

Trata-se de um conjunto de crónicas que o autor publicou anteriormente em jornais e revistas. Ainda não acabei de o ler, porque, como faço por vezes, estou a intercalar a sua leitura com a de outros livros.

Mas, antes que me esqueça e devolva o livro sem o fazer, quero aqui referir-me a uma parte do prefácio escrito por Miguel Esteves Cardoso, que já encontrei sublinhada e que também me chamou a atenção. Reza assim:
"... as crónicas que escreve são, só por elas, uma lição de escrever. Ensinam a observar; a duvidar; a pensar no que se vê. Têm essa sublime fragilidade de convidar uma resposta: são verdadeiramente criativas.".

Pode ser que, quando terminar de o ler, volte a falar deste livro. Talvez...

Sem comentários: