sábado, 29 de março de 2008

Meia-idade?...


Meia-idade!... O que significa isso?

No dicionário que temos cá em casa [Dic. Editora 2003], define-se meia-idade como a idade dos quarenta aos cinquenta anos. Logo, se considerarmos que a meia-idade corresponde a metade da vida, então isso significaria que, em termos médios, as pessoas estariam a viver até aos 80 ou 100 anos.

Ora, isto parece não corresponder à realidade, pois que, de acordo com dados de 2001, em Portugal a esperança de vida à nascença era de 74 anos para os homens e de 79 anos para as mulheres. Parece, pois, que a meia-idade poderia ser definida como a idade entre os trinta e cinco e os quarenta anos.

E, tendo em consideração estes limites, isso significa que o meu 'rapaz' vai entrar este ano na meia-idade. Que lindo! [Eh pá, se ele lê isto, estou 'frito'...].

Mas, com aqueles limites ou com estes, significa que, em qualquer dos casos, já ultrapassei a fase da meia-idade. E isso quer dizer que já faço parte da terceira idade?...




Nota: Imagem obtida na página do Clix.

8 comentários:

Eira-Velha disse...

Será que eu já estou na 3.ª? LOL. Nem dei por isso...

Gina G disse...

Costumo brincar com esse assunto. E costumo dizer que estou mesmo a sair da meia-idade... pode ser que chegue aos 78, quem sabe?

nandokas disse...

Olá eira-velha,
Estou como tu, também não dei por isso...
Um abraço.

nandokas disse...

Olá gigi,
E oxalá chegues aos 78, a seguir aos 88 e depois aos 98 anos... quem sabe?
E oxalá chegues áquelas idades com saúde e... alegria de viver.
Beijinho.
[... da 3ª idade eheheh]

Tia Brites disse...

Por acaso detesto essa cena da meia-idade. A partir de agora vou passar a ser de meia idade, quer dizer, 40 passam a valer 20. Pronto.

Vamos lá pô as letrinhas à totó.

nandokas disse...

Olá manga dalpaka,
Pronto, assim será feito, a partir de hoje és de 1/2 idade e não de meia-idade. E 'mai nada'...
Beijinho
[...ainda da 3ª idade eheheh]

Anónimo disse...

Meia idade será uma expressão que se insere no meio de tantas outras de que desconhecemos o real significado.

Eu sou de meia idade? Sei lá!
Se soubesse quando vou "bater a bota", poderia fazer as contas.

Assim ... rien ne vas plus!

nandokas disse...

Olá observador,
Pois é, ninguém consegue fazer essas contas antes de...[e depois também não].
Um abraço.