sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pelotão das 'carecadas'... [2]


[continuação
daqui]



De vez em quando, depois do jantar, havia lugar à realização de 'instrução nocturna'. Este tipo de actividade tanto podia ser um patrulhamento exterior como uma projecção de filmes no refeitório do quartel. As instruções nocturnas umas vezes destinavam-se a uma ou a duas Companhias, outras vezes abrangiam todas. As sessões de cinema eram para todo o pessoal do quartel, visto que quase todos os filmes versavam a guerra do Ultramar e continham uma mensagem explícita para os soldados a fim de os motivar para o combate, mas, por serem muito repetitivas, tornavam-se uma grande 'seca' para quem era obrigado a assistir.

Numa daquelas noites de cinema lá estavam todas as Companhias na parada, devidamente formadas com os seus pelotões, à espera da indicação do oficial de dia para entrar no refeitório. Na altura, o 'meu' pelotão era comandado por um cabo miliciano, tipo 'porreiro', que, em voz baixa, ia-nos dizendo: "Depois da ordem para avançar, quem quiser 'desenfiar-se' ao filme, pode ir embora, ok?". Quando foi dada aquela instrução, quase metade do 'meu' pelotão, com a ajuda da escuridão da noite, esgueirou-se da formatura e dirigiu-se para a porta de armas. E depois, fora do quartel, verificou-se que, como já acontecera em ocasiões anteriores, tinha havido o mesmo procedimento noutros pelotões, pois eram muitos os milicianos que se 'baldaram' à sessão de cinema. Por isso, naquela noite os 'desenfiados' foram aos seus destinos, descansados da vida...

Na manhã seguinte é que foi "o bom e o bonito". Todo o pessoal que se ‘desenfiara’ na noite anterior ficou então a saber o que tinha acontecido após a projecção. É que o oficial de dia tinha-se apercebido que estavam poucos soldados a assistir ao filme e, por isso, deu instruções para no fim da sessão se fazer uma 'chamada à americana', isto é, chamar os soldados um a um à saída do refeitório. E, desse modo, foram detectados todos os faltosos.

[continua]

2 comentários:

mfc disse...

É o chamado "Azar dos Távoras"!

nandokas disse...

Olá mfc,

Pois é!...
[isto é, pois foi!]

Abraço.