sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Navegando...



Com interesse muito recente por estas coisas da 'blogosfera', tenho dedicado algumas horas nos últimos dias a 'navegar' por blogs, e blogs, e blogs, buscando não sei bem o quê, mas, mesmo assim, ou até por via disso, navegando... navegando sempre...

Esta madrugada fui por aí fora, uma vez mais à cata de 'aventuras' através de viagens sem rumo certo nem fim determinado. Entrei em várias 'embarcações', referenciadas por 'capitães' de 'barcos' onde já tinha viajado em outros dias ou que me iam sendo propostas durante as viagens da última noite. Algumas com uma 'proa' em que se salienta desde logo o aspecto gráfico próprio, diferenciadas por isso entre si e das restantes, muitas vezes a combinar com o nome por que foram registadas no 'embarcadouro' de origem. Outras, não sei se a maioria, apresentam-se com um 'look' parecido, do tipo fabrico em série (como este 'barco a remos' em que me encontro agora). Mas, umas e outras, têm os seus atractivos, não apenas pelos 'locais' em que aproam, mas ainda pelos 'passageiros' que, no fim da viagem, deixam as suas 'lembranças' no 'diário de bordo'.

Gostei mais de uns 'barcos' do que de outros, e de uns quantos, confesso, não gostei. Alguns são verdadeiros 'iates' de luxo, apropriados para longas viagens de recreio, e que, em certos casos, têm ao leme vários 'capitães', talvez habilitados com 'cartas de patrão de mar alto'. Outros, mais modestos de aspecto, são como as 'traineiras' em que o 'mestre' procura um bom ganho com a 'safra' e, por isso, indica qual a 'lota' onde vai ser vendido o 'peixe'. Mais alguns são como os 'barcos com motor fora de borda', para desfrute do 'proprietário' e dos amigos em viagens de fim de semana (ou talvez não). Outros ainda parecem-se com o meu 'barquito a remos' em que se procura acertar o rumo a seguir. Mas, em todos os casos, na minha opinião, os factores determinantes para continuar nestas viagens são os 'portos' aproados por cada um deles.

Do que não gostei mesmo, quase no fim da navegação desta madrugada, foi de um comentário que encontrei num 'diário de bordo', através do qual um 'passageiro', certamente 'clandestino' dado ser anónimo, em linguagem suja de palavrões insulta, de forma soez, outra pessoa, e identifica-a de modo a que o 'homem do leme' saiba de quem se trata. Para mim, aquilo não foi um comentário, foi um vómito! E os blogs não servem para este tipo de atitudes, quer pelas regras de utilização do sítio de alojamento, quer pelo respeito que devemos ter pelos outros bloguistas, quer ainda pelo respeito que devemos a nós próprios.

E pronto... vou deixar este 'porto de abrigo' a que arribei hoje.

Até à próxima

4 comentários:

Mushu disse...

Gostei imenso da forma como descreveste a blogosfera. :)

digoeu disse...

como já dizia o poeta:"navegar é preciso, viver não é preciso" o que aqui para este post cai que nem ginjas!!
quanto aos anónimos, mais vale nem ler tal é a cobardia do comentário que só pode ser ignorado!!Mas tal como na vidinha, depressa se conclui que na blogosfera, tal como na farmácia, também há de tudo!!
Gostei das metáforas náuticas!!
;)
boas viagens!

nana disse...

cá estão as letrinhas de verificação para barrar a entrada a energúmenos!!Há de tudo na blogosfera!!Mesmo gente que não tem muito bom gosto ou educação!!
Belo post!Imagens interessantes deste velejar virtual...
;)
e como há mil portos, não há mal algum face ao encontro de um ou outro "monstro marinho!Apenas o perigo de enjoo!!
Um conselho: gostando do blog, colocar link à direita, sempre facilita as "viagens"!
;)
já recebi o Pai Natal, vou colocá-lo assim que puder no blog próprio!
;)

nana disse...

Parabéns,via virtual, pelo aniversário real!!
;)
Que seja um ano carregadinho de viagens pelo virtual, cheio de posts,comentários e afins e muita saúde para criar e conviver no real e virtual!!
;)
chuács em dose dupla!!