domingo, 24 de dezembro de 2006

Presépios [1]

Cá em casa temos alguns presépios. Uns mais detalhados nos pormenores dos personagens que os compõem, outros menos elaborados ou mais toscos no que respeita aos figurantes, mas que têm a sua arte bem expressa, um também que revela um trabalho minucioso em papel e ainda um outro que traduz a 'expressão' de uma criança de cinco anos. Uns foram comprados ao longo dos anos, outros foram oferecidos por familares ou por amigos, sem nunca nos preocuparmos de organizar uma colecção. E todos foram sendo espalhados pela casa, uns mais bem situados para olhos de quem olha sem querer olhar, outros talvez com menos impacto para olhos distraídos, é preciso procurá-los nos seus sítios.

Há poucos dias dispus-me a fotografá-los, enquadrados uns nos seus cenários alusivos à quadra natalícia, para outros foi necessário arranjar um 'fundo' mais ou menos apropriado para salientar as figuras.
São os presépios cá de casa que, através das fotos, gostaria de partilhar com quem visitar este espaço das 'tretas'. E quando digo partilhar é apenas isso, mostrar sem qualquer outra intenção, como se também fossem vossos. Como vou, então, apresentar-vos os presépios? A ideia é publicar a foto de um presépio por dia, desde hoje até ao fim do ano.

E até lanço um repto a quem vier até aqui: certamente cada um de vós tem um ou mais presépios em casa e, então, partindo desse pressuposto, por que não publicais as suas fotos nos vossos blogues? De que estais à espera?... Mãos à obra... E, já agora, também vos peço isto: dai-me conhecimento dos vossos 'posts' de presépios para ter o prazer de os ir admirar, ok?


Nota: Presépio executado em barro.

4 comentários:

nana disse...

o ano passado houve um blog só de presépios
http://omeupresepio.blogspot.com/
infelizmente não teve continuidade este ano!!
Mas vale a pena lá espreitar!
Bom Natal!

mfc disse...

Há presépios lindíssimos, mas o mais bonito é o sentimento que neles colocamos ao fazê-los!

alvespimenta disse...

Nunca entendi porque raio estão todos os animais da granja no presépio menos a galinha. A partir de agora todos os meus presépios terão uma galinha ao lado do menino.

pin gente disse...

este é nº um... verei os restantes.
esta nª srª parece-me a marge.
beijo