terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Tretas do dia...

"Amplo, bonito, moderno, limpo, com bons acessos e transportes." - estas palavras referem-se a quê? Já lá vamos...

Com a descrição daquelas qualidades começa um artigo do caderno central da Visão de 21/12 passado, com texto de Joana Loureiro e fotos de Lucília Monteiro, dedicado ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, de Pedras Rubras.

Mais adiante, a autora do texto faz referência a um estudo independente de uma organização, relacionada com os aeroportos a nível internacional, que considera o 'nosso' aeroporto do Porto como o melhor da Europa e o décimo a nível mundial. Para isso, foram ponderados diversos critérios: acessos, a circulação e as ligações; os serviços aeroportuários e as facilidades; a segurança; o ambiente e os serviços à chegada; os preços e os serviços de handling; e a satisfação geral.

Todavia, ainda há algumas coisas a melhorar, como se aponta no artigo: a falta de locais para descansar e a reduzida oferta de espaços de restauração nas zonas públicas.

Dos acessos e transportes, saliento dois aspectos mencionados no referido texto: um, o da inauguração da Via Regional Interior que veio resolver os problemas dos acessos rodoviários ao aeroporto; o outro, a linha do Metro que faz a ligação entre a aerogare e o centro do Porto em 25 minutos.

Como consequência da sua modernização recente, surgiram novos destinos, frequências e companhias a actuar no aeroporto do Porto, com destaque para a influência cada vez maior das companhias low cost. Com o aparecimento destas, resultam benefícios para os passageiros, pois que há preços mais justos, mesmos nas outras companhias, e para os aeroportos, pelo aumento de tráfego resultante de haver muito mais gente a viajar - isto mesmo ressalta das palavras de um responsável da ANA - Aeroportos de Portugal, referidas no artigo em causa.

Ainda bem que, de vez em quando, surgem notícias a respeito de equipamentos de utilização pública que, pelas suas características, merecem o aplauso quer a nível interno, quer a nível internacional. Até porque, no caso do 'nosso' actual aeroporto, representa um investimento de enorme importância para o crescimento económico do Norte do país.

Notas:
(1) Fiquei bastante agradado com aquela avaliação, mas, ao mesmo tempo, confesso que também fui surpreendido. E isto porquê? Porque, pelo que conheço de alguns aeroportos europeus e pelo que tenho visto e lido nos media acerca de outros, dava-me a sensação que, apesar das obras de renovação, o 'nosso' aeroporto não estaria tão bem cotado. Mas ainda bem que me enganei!
(2) Este 'post' esteve para ser publicado uns dias após a saída da revista Visão. Mas, na altura, deu o 'badagaio' ao meu computador e, por isso, o texto ficou em stand by até hoje. Mais vale tarde do que nunca...

Sem comentários: