domingo, 14 de janeiro de 2007

Tretas e... a "capoeira"


Ontem de tarde fomos até ao centro comercial Dolce Vita, no Porto, porque os meus netos queriam ver, creio que pela terceira ou quarta vez, os repuxos de água existentes na praça principal do centro, e que são, ao fim e ao cabo, uma forma de atracção para as pessoas se deslocarem até lá.

E, se fosse apenas isto, certamente não haveria 'post'. Mas, aconteceu que, no mesmo piso dos repuxos, estava a decorrer um espectáculo de difusão de "capoeira". Fomos espectadores surpreendidos, pois que não estávamos a contar com isso. E, como estava com a máquina a jeito, registei vários 'bonecos' do espectáculo, dos quais escolhi este:


Depois, já em casa, dei-me ao trabalho de pesquisar alguma coisa acerca da 'capoeira'. Trata-se de actividade física que mistura desporto, luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira. Uma arte criada no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, caracterizada por movimentos ágeis e complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente acrobática, e apresentando como característica diferenciadora de outras lutas o facto de ser acompanhada por música.


Nota: Ilustração intitulada Danse de la guerre, de Johann Moritz Rugendas - 1835
[fonte: Wikipédia]


Sem comentários: