As 'tretas' de hoje dizem respeito a uma notícia que li ontem. Trata-se das ideias de jovens arquitectos paisagistas para mudar o Parque do Covelo, no Porto.
De acordo com o artigo do Diário de Notícias, da autoria de Francisco Mangas, alguns alunos finalistas da licenciatura em Arquitectura Paisagística da Univerdidade do Porto apresentaram propostas para a requalificação daquele parque.
Das suas sugestões ressalta o interesse de ligar o passado rural da quinta e a modernidade. Assim, propôem a plantação de pomares, talhões de ervas aromáticas e hortas biológicas, bem como de magnólias e camélias. Por outro lado, sugerem um restaurante na antiga casa de lavoura do séc. XVIII, que está em ruínas, e um café com esplanada na casa do caseiro.
Oxalá estas propostas tenham o seguimento que merecem no Departamento do Ambiente, da Câmara do Porto, e isto por três ordens de razões: desde logo, porque o parque está algo degradado, como qualquer pessoa constata ao passar por lá; depois, porque a Câmara lançou há algum tempo um concurso de ideias para o referido espaço e o júri não atribuiu o primeiro prémio às propostas; por último, por se tratarem de futuros arquitectos paisagistas que é necessário incentivar através da consagração do valor das suas sugestões [no caso de o ter, claro!].
Nota: Foto de António Amen.
1 comentário:
Não conheço o parque (imperdoável para uma tripeira...)mas acredito em ti. Já agora só o vou ver quando estiver prontinho!!
Enviar um comentário