terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Tretas... e os "Golfinhos"


O tema de hoje prende-se com os "Golfinhos". Mas não são os da imagem, não!


O que me traz aqui hoje é um "blog de uma turma, agora no 4º ano do primeiro ciclo (finalistas!!), com muitas coisas para contar e ainda tantas para aprender...". É isso mesmo! Os autores do blogue são 15 alunos do ensino básico, oito meninas e sete meninos. E ainda o 'motor de arranque' e o 'elo de ligação' entre todos: a professora.

Refiro-me ao Blog dos Golfinhos, que fez dois anos de 'vida' em meados deste mês. Há dias passei lá pela primeira vez, durante as minhas 'viagens' pela blogosfera. O segundo aniversário tinha sido festejado uns dias antes. Na altura, dei uma espreitadela aos trabalhos mais recentes e, desde logo, fiquei adepto dos 'miúdos'. Hoje, como queria publicar um 'post' acerca dos "Golfinhos", fui ver todos os artigos deles desde o 'nascimento' do blogue. Uns foram lidos mais rapidamente, outros com mais atenção. É desse trabalho que quero deixar aqui registo.

Ao longo dos dois anos lectivos os "Golfinhos" publicaram dezenas de artigos. Não vou referir-me a todos, por falta de espaço. E, por isso, apenas vou salientar os artigos que mais me 'tocaram'.

Começo, então, pelo 'post' de apresentação do próprio blogue em Jan/2005. Era, na altura, uma turma do 2º ano de escolaridade, constituída por 6 meninas e 11 meninos entre os sete e os oito anos [a título de curiosidade, repare-se na desproporção da representação entre os sexos, já que hoje em dia, em quase todos os sectores da sociedade, a representação feminina é ligeiramente superior à masculina].

No mês seguinte, venho a descobrir que a escola desta turma fica situada em Quintãs, no concelho de Aveiro. Ora esta localidade diz-me 'alguma' coisa. Há cerca de trinta anos trabalhei perto de Ílhavo e, durante quase dois anos, fiz a viagem de comboio Porto/Quintãs. Coincidências...

Fiquei deliciado com as "Cartas ao Pai Natal" em Dez/2005. Tive pena de não ter provado o bolo de iogurte [humm, que bom!] do 1º aniversário do blogue. Fui 'tocado' por "A minha história [Bia]", contada em Fev/2006. E no recomeço das aulas em Setembro, tomei nota dos "Desejos" dos alunos/bloguistas. Depois, até ao fim de 2006, deparei com os medos "deles" [e alguns deles também foram ou ainda são os meus], relembrei parte da História de Portugal e visitei "A Festa de Natal" da turma. No primeiro dia de aulas deste ano, os bloguistas contam-me as suas "Férias de Natal", contadas como se conta a alguém. Logo a seguir, brindam-me com uma pesquisa sobre "A origem do nome Janeiro" e mostram-me uma pintura "deles" com uma adivinha. Por último, os 'miúdos' fazem-me o anúncio do 2º aniversário e apresentam-me as fotos da festa e os desenhos alusivos à data.

Aqui fica, então, o registo de alguns dos trabalhos dos jovens alunos. Não quero deixar de felicitar estas 'miúdas' e estes 'miúdos' e a sua professora pelo blogue que criaram e que mantêm há dois anos. E felicitar ainda, neste particular a professora, pelo bom ambiente que se sente 'respirar' na turma.

A quem chegar até este 'post', aconselho a visitar o blogue em causa [ver 'link' acima]. E, a quem assim o entender, a deixar lá os comentários de incentivo aos pequenos bloguistas.

1 comentário:

sara disse...

Está muito feio, estava a brincar, continua a escrever bons artigos