E foi com esta fórmula que o ‘milongas’ convidou, há uns dias, um grupo de amigos do ténis para uma ‘petiscada’ em sua casa. Eu e a minha mulher, os ‘intrusos’, incluídos. Porquê ‘intrusos’? Porque moramos no Porto e, assim, somos os únicos do grupo que não residimos aqui, em Santo André, durante todo o ano. E o porquê da ‘petiscada’? Por dois motivos: para se proceder à ‘inauguração’ do novo televisor LCD de trinta e poucas polegadas do amigo ‘milongas’ e para se assistir à transmissão do jogo de futebol entre o Benfica e o Sporting, marcado para este domingo, às vinte horas.
Hoje de tarde, faltavam cerca de quinze minutos para as sete,
Em casa, além do nosso ‘milongas’, já lá estava o casal de ‘alentejanos’. Connosco, os ‘intrusos’, entraram na mesma altura o ‘belgo’ e a esposa. O restante ‘pessoal’ foi chegando. Assim, sem pormenores da ordem de chegada, marcaram presença: o ‘dêdê’, o ‘307 SW’, o ‘federer dos serrotes’ e o ‘coleccionador’, e as respectivas esposas, e também o ‘presidente’. Bem contadinhos éramos dezasseis. E, como é costume dizer-se, éramos poucos… mas bons!
Na sala, a mesa estava bem recheada com diversos petiscos. Tudo feito graças ao trabalho do casal de ‘alentejanos’, porque, segundo dizem os cronistas do sítio, o ‘milongas’ é alérgico a mexer uma palha, é mais adepto do ‘está bem, está bem!’. O que, bem vistas as coisas, não é verdade completa, pois o nosso anfitrião, com a sua sólida ‘formação de base’, mostrou ser um magnífico mestre a receber os amigos e um ‘expert’ a abrir garrafas de cerveja. E, entre dois dedos de conversa e o ‘aconchego’ de chamuças, pernas de frango, rissóis, croquetes, filetes de pescada, carne assada, batatas fritas, ‘chacuti’, sumos, cervejas e vinho tinto alentejano, e ainda salada de frutas, baba de camelo e mousse de chocolate, o tempo foi passando até à hora do jogo.
Do lado contrário à mesa, o televisor já há muito que ia mostrando imagens do Estádio da Luz. A poucos minutos para o início do encontro, todos os ‘marcolinos’ e uma ou duas ´felisminas’ tomaram lugares estratégicos para terem o melhor ângulo de visão para o televisor. Começado o jogo, apareceram então os nervosismos de benfiquistas e sportinguistas, cada um deles a ‘puxar’ pela vitória das suas equipas. E, do meu lado, começaram as ‘figas’ para um empate, o resultado que mais convinha ao ‘dragão’, após a derrota de ontem à noite.
De todo o jogo, permito-me salientar as peripécias que acho mais dignas de registo:
- o golo do Sporting, para alegria dos ‘leões’ e para minha tristeza;
- o golo do Benfica, para gáudio dos ‘águias’ e para meu alívio;
- a entrada, a dez minutos do fim, do ‘man’ Torres [daí veio o nome do Mantorras], para alguma esperança dos benfiquistas e para certa preocupação minha e dos sportinguistas [o gajo entra no fim dos jogos e quase sempre marca! – era o desabafo da nossa banda, os preocupados… ];
e, sem dúvida, para mim o melhor ‘momento’ do encontro,
- o apito do árbitro a assinalar o fim do jogo: um ‘sorriso aberto’ da minha parte e um resignado ‘encolher de ombros’ dos restantes.
Findo o jogo, a atenção do pessoal volta-se de novo para a mesa e constata-se que sobrou muita coisa e que o apetite já era. O que fazer com tantas coisas boas? Por proposta do ‘dêdê’ e aceitação da maioria, foi então aprazada uma ‘almoçarada’ para amanhã, com as sobras de hoje, no 5º B. Onde é? Não sei, amanhã descubro, ok?
Posso agora dizer que o televisor hoje ‘inaugurado’ é ‘bué’ de bom: a ‘imagem’ daquele empate foi magnífica!... E também por isso, amigo ‘milongas’, bem haja!