quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Parceiro de vida?...


Admito desde já que não estou bem certo que o tema deste post tenha algum interesse seja lá para quem for. Mas como hoje quero escrever alguma coisa no blogue, então aqui vai um texto sobre a primeira ideia que me veio ao pensamento. Ideia boa? Ideia assim, assim? Ideia péssima? Não sei, deixo ao vosso critério. Ok?

Há dias, por mero acaso, ouvi de raspão uma pequena frase de uma conversa entre dois amigos. Mas convem já precisar, isto para não levar depois a equívocos de dedução, que se tratava de uma amiga e de um amigo. Esclarecidos?... Muito bem! Então, dizia o amigo para a amiga:
- Sei que não sou teu parceiro de vida!

E foi esta expressão que me chamou a atenção, que me impressionou pelo sentido definitivo. De facto, creio que com o sei que não sou, pelo modo e com a entoação como foram proferidas as palavras, havia algo de decisivo, de irrevogável, de constatação final e que punha termo a quaisquer indefinições anteriores.

Já quanto ao "parceiro de vida", ainda estou por perceber o seu real alcance. A palavra parceiro significa companheiro, par, comparte, quinhoeiro, sócio ou ainda pessoa com quem se joga ou dança. Até aqui tudo bem, entendo! Mas ao acrescentar-lhe de vida, as coisas já não ficam tão claras no meu juízo acerca da frase em questão. É que a vida pode ser extensa ou curta, mas nunca mediana. Há até quem diga que a vida são apenas dois dias e que este já vai quase no fim. E depois da vida vivida há sempre a morte morrida, inevitável e definitiva. O que pretendeu dizer o tal amigo? Sócio na sociedade falida da vida? Companheiro de viagem por esse mundo fora e por toda a vida? Par de dança no próximo concurso de danças latinas organizado pela junta de freguesia?... Não sei! E agora não consigo desfazer esta dúvida porque os dois amigos lá foram à vida deles e não voltei a pôr-lhes a vista em cima.

Uma coisa é certa: há questões bonitas e importantes na vida. E, seja lá qual o for o entendimento que lhe der cada um de nós, creio que ser parceiro de vida deve ser uma delas.


Sem comentários: