quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Puta de vida!


Fins de Janeiro, o dia tinha sido de frio intenso, sem chuva. Ao princípio da noite, eu descia a pé a Rua de Camões, em direcção à Avenida dos Aliados. Num recanto de um prédio, em frente da estação da Trindade, reparei que um homem, a rondar os 50 anos, vestido às três pancadas com roupas sujas pelo uso consecutivo, preparava-se para ali passar a noite gélida, deitado em cima de cartões e enroscado em cobertores. Ao passar junto dele, disse-me:
- Ó amigo, arranja-me aí um cigarrito?
- Não tenho cigarros, não fumo.
- Foda-se! Puta de vida!
- Pois!...

E segui o meu trajecto. Mas fui a pensar. O que teria levado aquele homem a viver na rua? Que situações extremas o atiraram para aquela "puta de vida"?

Não sei a resposta, não lhe perguntei. E se tivesse perguntado, ele ter-me-ia respondido?



Sem comentários: