quinta-feira, 14 de junho de 2007

Você ou tu?


Na língua portuguesa, temos dois vocábulos para designar a segunda pessoa do singular e indicar a pessoa a quem se fala ou escreve. Ou seja: você ou tu [aliás, ainda há outro termo, hoje em dia quase só usado pelos mais idosos dos meios rurais: vossemecê].

Quando era puto, fui ensinado pelos meus pais, e também pelos outros adultos, familiares ou amigos, a tratar os mais velhos por ‘você’. E não se entendia por ‘mais velhos’ aquelas pessoas que tinham umas dezenas largas de anos mais do que eu. Diziam-me que, assim, mostraria respeito pelos mais velhos. Daí que sempre tratei os meus pais por ‘você’. E, também por isso, apenas chamava por ‘tu’ os miúdos mais ou menos da minha idade.

Mais tarde, já espigadote, lembro-me de questionar porque teria de ser assim. Achava [e ainda acho] que o respeito pelos outros não passa pelo tratamento por ‘você’. Mas, apesar disto, reconheço que, ao longo dos anos, não mudei muito a minha forma de lidar com as pessoas, porque aqueles hábitos estão há muito enraízados nos meus procedimentos. Isto é, não me ponho a tratar por ‘tu’ qualquer pessoa no primeiro contacto, embora muitas vezes, se a relação perdura, tome a iniciativa de propor, nos contactos seguintes, a mudança do ‘você’ para o ‘tu’.

Sou adepto do ‘tu’ nos relacionamentos das pessoas. Sinto-me mais à vontade com alguém a quem não preciso de chamar de ‘você’. Sinto-me mais próximo dessa pessoa. E isto não quer dizer, necessariamente, mais íntimo.

E tu, qual é o tratamento que gostas mais? Você ou tu?

3 comentários:

albuquerque disse...

não gosto de "tutear" pessoas mais velhas,regra geral...e por norma não incluo "bocês" nos diálogos!
;)
continuação

nana disse...

pais,alguns tios trato por tu...raramente mudo a forma de tratamento:se começa com a forma mais formal vai assim até ao fim...

Anónimo disse...

Bom,notei que vocês são portugueses,é claro então q optem pelo 'tu',mas eu gosto mais do 'você',pq aki no Brasil(maioria do Brasil)se usa o vocábulo 'você',então lógicamente q opto pelo meu convencional vc(você abreviado).
mas mudando de assunto,oq vc's de portugal estão achando da nova reforma ortográfica?
fiquei sabendo q ai vão tirar o 'C'(ex:contacto,actor),pra vc's vai ser mais pesado do que pra nós,aki mudou bem poko.

mas valeu ai pelo blog bem massa essa discussão do 'tu x você',é bom para expor nossa opinião.

falo amigos portugas