segunda-feira, 18 de junho de 2007

Um pouco de cotão…


Por falar em bolsos, meti agora mesmo a mão ao bolso, de que lado? pensaste logo tu, mas não te digo porque ficavas a saber tanto como eu, como estava a dizer, meti a mão ao bolso... e que encontrei? nada, apenas nada, ou melhor, um pouco de cotão, não tenho a certeza se é assim que se escreve, portanto o melhor é mesmo pegar no dicionário e tirar esta dúvida, isto é, espero que sim, às tantas acontece-me como noutras ocasiões, procuro uma palavra no dito da Lello e nicles! a palavra não consta, tantas e tantas páginas e a palavra que imaginei, escrita em bold e com o significado à frente, não aparece lá, isto quer dizer que há dicionários e dicionários, uns são bons, outros nem por isso, paciência, na próxima edição do ano que vem talvez o autor se lembre da minha imaginada palavra e lhe dê um lugarzinho no meio de tantas e tantas páginas, junto de tantas e tantas palavras, umas simples como a minha, outras de pronúncias e significados mais complicados, ah! mas desta vez tive sorte, folheei algumas páginas, umas para a frente outras para trás, no cimo de uma encontrei a expressão cot, com o indicador direito espetado corri as palavras por ali abaixo e, enfim, lá estava ela, impressa em geneva carregado, de facto cotão existe mesmo e escreve-se tal e qual a pensei, ah! ah! e o que quer dizer? vejamos, lanugem de alguns frutos ou pêlo que se separa do pano pelo uso ou pelo atrito ou ainda cisco, partículas que se juntam ao fato, ao chão, às paredes, aos móveis em que não há limpeza, imaginava isto tudo? claro que não, pensei em cotão com uma ou duas palavras para o definir, tipo algodão sujo, e não uma catadupa de palavras, mas que afinal tiveram o condão de alargar os meus conhecimentos, sim é verdade porque, antes, para mim cotão existia apenas nos bolsos das calças ou do casaco e no umbigo, mas agora já sei que o posso encontrar noutros sítios. E por falar mais uma vez em bolsos, agora já posso dizer, não sei se é importante ou não, mas há pouco foi mesmo no bolso do lado direito que meti a mão, ah! está bem mas falta dizer alguma coisa mais, o quê? foi o bolso de quê? das calças ou do casaco? ok esqueci-me disso, foi o bolso das cuecas...

Notas:
1) Texto escrito em Dezembro.1996
2) Hoje, antes de pulicar este ‘post’, andei na pesquisa acerca de ‘cotão’. E, além de outras coisas, descobri que existe a Rádio Cotão. Experimentai, ok? Parece que faz cócegas no umbigo…, às tantas é porque “Cotão. É bão :)”…

Sem comentários: